No passado dia 10 de fevereiro, realizou-se em Hamburgo (Alemanha) o Concerto Europeu de Jovens Compositores (EJOC) promovido pela Yamaha Music Foundation, no qual, mais uma vez, uma aluna da Yamaha Music School Braga/Escola de Música Mozart foi selecionada para participar, representando Portugal.

Neste concerto crianças dos 6 aos 15 anos, de 8 países europeus (Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suíça) apresentaram as suas próprias composições.
Para representar Portugal a aluna Inês Carvalho, de apenas 12 anos, interpretou ao piano “Pautas ao Vento”, uma peça de sua autoria que resulta do trabalho desenvolvido na Yamaha Music School Braga/Escola de Música Mozart através dos cursos da Yamaha Music Foundation.

A filosofia destes cursos assenta no processo de ensino: OUVIR -> CANTAR -> TOCAR -> LER -> CRIAR e as escolas de música Yamaha visam aperfeiçoar a musicalidade com que cada criança nasce, desenvolvendo a capacidade de criar, bem como executar, a sua própria música, encorajando-as a partilhá-la com outras pessoas. As suas atividades educativas baseiam-se num currículo cuidadosamente elaborado tendo em conta o desenvolvimento físico e mental da criança, com ênfase na sua apetência para apreciar música.

O Concerto de Jovens Compositores (JOC) é uma oportunidade para crianças, que estudam nas Escolas de Música Yamaha de vários países, apresentarem as suas próprias composições originais, demonstrando o seu potencial, e incentivando o seu desenvolvimento musical e pessoal.

Após o final do concerto realizou-se uma cerimónia de entrega de certificados de participação onde se destacou a mensagem do presidente, Takuya Nakata, sobre o contributo do trabalho da Fundação Yamaha e do seu Sistema de Educação para o enriquecimento do crescimento das crianças. Takuya Nakata reafirmou ainda o compromisso da Fundação em continuar o “esforço para partilhar a alegria da música com as crianças que irão liderar a próxima geração, independentemente das suas diferentes culturas, línguas e nacionalidades”.

 

24