No passado dia 11 de fevereiro, realizou-se em Varsóvia mais um Concerto Europeu de Jovens Compositores, promovido pela Yamaha Music Foundation, no qual participou a Escola de Música Mozart (Yamaha Music School – Braga), com duas alunas que apresentaram, ao piano e voz, uma peça da sua autoria.

Neste concerto, crianças dos 6 aos 13 anos, de 9 países europeus,  apresentaram as suas próprias composições, fruto do trabalho desenvolvido nas respectivas escolas com os cursos da Yamaha Music Foundation. A meio do concerto, os espectadores foram presenteados por um momento de improvisação, onde uma das crianças participantes, a partir de um motivo musical proposto naquele momento, executou de imediato uma peça musical totalmente de improviso.

Transmitir a magia da Música à audiência

Na atuação, as duas alunas de Braga disseram que a sua composição foi inspirada no facto da música ser algo universal,independentemente da cor,da língua, do país ou religião. Até porque, acrescentaram, «a música une pessoas de diferentes nacionalidades».

«Queremos que a magia da música contagie a audiência», disseram a Maria Jorge e Carolina França.

Esta participação resulta de um trabalho que a Escola de Música Mozart tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, como Yamaha Music School, com os cursos desenvolvidos especificamente para crianças a partir dos 3 anos de idade.

Após o final do concerto, numa cerimónia de entrega de certificados de participação no concerto, um representante da Yamaha Music Foundation agradeceu aos jovens músicos a participação no Concerto Europeu de Jovens Compositores, reafirmando o compromisso da Fundação em continuar “os esforços para desenvolver ainda mais a criatividade das crianças, através da partilha de emoções pela música, e a apoiar as escolas Yamaha em todas as suas actividades de educação musical.”

 

29